terça-feira, 28 de agosto de 2012

Os 81 anos da Festa de Agosto

Publicado na edição nº 4 da Revista Cultura Siqueirense (Agosto de 2012), na seção "Memória siqueirense"

A Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, popularmente conhecida como Festa de Agosto, teve inicio oficialmente no ano de 1934. Realizada atualmente entre os dias 28 de julho e 7 de agosto, tendo o dia 6 como o principal, a festa vem sendo  durante  todos  esse  anos   a   maior demonstração de  fé e cultura do povo siqueirense.
Nas primeiras festas, a organização era feita por um pequeno grupo de voluntários católicos, nas dependências da Igreja Matriz. Aos poucos, os fiéis e turistas começaram a marcar presença anualmente em pequenas romarias, que logo começaram a aumentar. A festa acontecia ao redor da Matriz, e com o tempo, o espaço foi ficando cada vez menor. Isso levou à ideia da construção de um lugar próprio para os festejos.
Em 5 de agosto de 1973 o Bispo Diocesano D. Pedro Filipak e o Pároco de Siqueira Campos Frei Guilherme Potratz, com a presença de vários fieis, deram a benção ao lançamento da pedra fundamental do Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. Em 1975 aconteceu a 1ª festa já no Santuário, ainda em construção. Em 1986 foi concluída a obra.
Porém, algumas mudanças foram feitas nos anos seguintes, como a construção da praça que hoje abriga as barracas durante a festa.
Durante esses 78 anos, a Festa do Senhor Bom Jesus da Cana Verde atraiu milhares de fieis por todo o Brasil. E esperamos nos próximos anos a festa continue em sua missão de elevar a cultura de nossa gente.

Texto: Eder Ferreira (Adaptação)
Referência bibliográfica: Museu Histórico de Siqueira Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário