sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Entrevista com a Profª de Artes Rosane Pinheiro Canavezi Villa

Publicado na edição nº 4 da Revista Cultura Siqueirense (Agosto de 2012), na seção "Entrevista"

 
      O ensino de artes no sistema educacional brasileiro sofreu algumas mudanças na última década. Para falar sobre isso, a Revista Cultura Siqueirense entrevistou a professora de artes Rosane, que atualmente leciona no Colégio Estadual Profº Segismundo Antunes Neto  (CEPSAN)  de Siqueira Campos. Confira abaixo a entrevista na integra:

1- O que mudou no ensino de arte nesses últimos anos?

      O Ensino de Arte no Brasil têm passado por diferentes transformações desde o período Colonial até os dias atuais. Em 2003, iniciou-se no Paraná um processo de discussão com Professores, Núcleos Regionais de Educação e Instituições de Ensino Superior pautado na prática reflexiva para a construção coletiva de Diretrizes Curriculares Estaduais. As novas Diretrizes Curriculares concebem o conhecimento nas suas dimensões artística, filosófico e científica e articulam-se com políticas que valorizam a arte e seu ensino na rede estadual do Paraná. Para a disciplina de Arte, pretende-se que estas Diretrizes apontem aos professores da área, formas efetivas de levar o aluno a apropriar-se do conhecimento em Arte, que produza novas maneiras de perceber e interpretar tanto os produtos artísticos quanto o próprio mundo. Neste contexto de mudanças e avanços no Ensino de Arte, ressaltamos ainda a obrigatoriedade do ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Ainda no ano de 2008, foi sancionada a lei nº 11.679 em 18 de agosto, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da música para o ensino fundamental, e médio de todas as escolas brasileiras. Reconhece-se que os avanços recentes podem levar a uma transformação no Ensino de Arte. Entretanto, ainda são necessárias reflexões e ações que permitam a compreensão da Arte com campo de conhecimento, de modo que não seja reduzida a um meio de comunicação para destacar dons inatos ou prática de entretenimento e terapia.

2- Como é o processo de Ensino em Arte? É possível ensinar alguém a pintar um quadro ou a cantar uma música?

      Para preparar as aulas, é preciso considerar para quem elas serão ministradas, como, e por que e o que será trabalhado, tomando-se a escola como espaço de conhecimento. Dessa forma, devem-se contemplar na metodologia do Ensino de Arte, três momentos da organização pedagógica.
      TEORIZAR: é o pensar a Arte enquanto criação na história da humanidade e em diferentes culturas.
      SENTIR E PERCEBER: a percepção e apropriação das obras artísticas se dão inicialmente pelos sentidos. A apreciação consiste na descoberta da obra de arte e dos seus significados por meio da razão e da emoção.
      TRABALHO ARTÍSTICO: é o “fazer”, o aluno deve se sentir produtor em arte, empregando sua capacidade inventiva e desenvolvendo sua autonomia. O objetivo das aulas de Arte na rede pública, não é forma artistas plásticos, atores, músicos ou dançarinos, mas de levar o aluno a compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural. A Arte nem sempre se apresenta no cotidiano como obra de arte. Mas pode ser observada na forma de objetos, no arranjo das vitrines, na música dos puxadores de rede (pescadores), nas ladainhas entoadas por tapeceiros tradicionais, na dança de rua executada por meninos e meninas, nos jardins, na vestimenta, etc. Nas aulas de arte é possível fazer com que o aluno compreenda como cada linguagem artística é formada. Através do conhecimento dessas linguagens, o educando poderá consumir produtos artísticos de qualidade, que venha acrescentar em sua vida, pois possui o conhecimento, e não consumir o que a Indústria Cultural (mídia), estabelece como modelo, induzindo a acretidar que é o melhor.

3-Em todos os seus anos como professora, já se deparou com muitos alunos talentosos?

      Sim. Muitos são os alunos que se identificam de alguma maneira com as linguagens artísticas (música, dança, teatro e artes visuais), porém não macredito em dom inato, como muitos pensam, mas no conhecimento que o ser humano é capaz de adquirir por meio de suas próprias experiências, e também nas virtudes como a paciência, determinação, perseverança, dedicação e muita disciplina. É preciso estabelecer objetivos e acreditar, pois não importar o tempo que levamos, e sim a realização de ter conseguido.

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