O ensino de artes no sistema educacional
brasileiro sofreu algumas mudanças na última década. Para falar sobre isso, a
Revista Cultura Siqueirense entrevistou a professora de artes Rosane, que
atualmente leciona no Colégio Estadual Profº Segismundo Antunes Neto (CEPSAN) de Siqueira Campos. Confira abaixo a entrevista na integra:
1- O que mudou no ensino de arte nesses últimos anos?
O Ensino de Arte no Brasil têm passado por diferentes transformações
desde o período Colonial até os dias atuais. Em 2003, iniciou-se no Paraná um
processo de discussão com Professores, Núcleos Regionais de Educação e
Instituições de Ensino Superior pautado na prática reflexiva para a construção
coletiva de Diretrizes Curriculares Estaduais. As novas Diretrizes Curriculares
concebem o conhecimento nas suas dimensões artística, filosófico e científica e
articulam-se com políticas que valorizam a arte e seu ensino na rede estadual
do Paraná. Para a disciplina de Arte, pretende-se que estas Diretrizes apontem
aos professores da área, formas efetivas de levar o aluno a apropriar-se do
conhecimento em Arte, que produza novas maneiras de perceber e interpretar
tanto os produtos artísticos quanto o próprio mundo. Neste contexto de mudanças
e avanços no Ensino de Arte, ressaltamos ainda a obrigatoriedade do ensino da temática
“História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Ainda no ano de 2008, foi
sancionada a lei nº 11.679 em 18 de agosto, que estabelece a obrigatoriedade do
ensino da música para o ensino fundamental, e médio de todas as escolas
brasileiras. Reconhece-se que os avanços recentes podem levar a uma
transformação no Ensino de Arte. Entretanto, ainda são necessárias reflexões e
ações que permitam a compreensão da Arte com campo de conhecimento, de modo que não
seja reduzida a um meio de comunicação para destacar dons inatos ou prática de
entretenimento e terapia.
2- Como é o processo de Ensino em Arte? É possível ensinar alguém a
pintar um quadro ou a cantar uma música?
Para preparar as aulas, é preciso considerar para quem elas serão ministradas,
como, e por que e o que será trabalhado, tomando-se a escola como espaço de
conhecimento. Dessa forma, devem-se contemplar na metodologia do Ensino de
Arte, três momentos da organização pedagógica.
TEORIZAR: é o pensar a Arte enquanto criação na história da humanidade
e em diferentes culturas.
SENTIR E PERCEBER: a percepção e apropriação das obras artísticas se
dão inicialmente pelos sentidos. A apreciação consiste na descoberta da obra de
arte e dos seus significados por meio da razão e da emoção.
TRABALHO ARTÍSTICO: é o “fazer”, o aluno deve se sentir produtor em
arte, empregando sua capacidade inventiva e desenvolvendo sua autonomia. O
objetivo das aulas de Arte na rede pública, não é forma artistas plásticos, atores,
músicos ou dançarinos, mas de levar o aluno a compreender e saber identificar a
arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo,
respeitando e podendo observar produções presentes no entorno, assim como as
demais do patrimônio cultural e do universo natural. A Arte nem sempre se
apresenta no cotidiano como obra de arte. Mas pode ser observada na forma de
objetos, no arranjo das vitrines, na música dos puxadores de rede (pescadores),
nas ladainhas entoadas por tapeceiros tradicionais, na dança de rua executada
por meninos e meninas, nos jardins, na vestimenta, etc. Nas aulas de arte é
possível fazer com que o aluno compreenda como cada linguagem artística é
formada. Através do conhecimento dessas linguagens, o educando poderá consumir
produtos artísticos de qualidade, que venha acrescentar em sua vida, pois
possui o conhecimento, e não consumir o que a Indústria Cultural (mídia),
estabelece como modelo, induzindo a acretidar que é o melhor.
3-Em todos os seus anos como professora, já se deparou com muitos
alunos talentosos?
Sim. Muitos são os alunos que se identificam de alguma maneira com as linguagens
artísticas (música, dança, teatro e artes visuais), porém não macredito em dom
inato, como muitos pensam, mas no conhecimento que o ser humano é capaz de
adquirir por meio de suas próprias experiências, e também nas virtudes como a
paciência, determinação, perseverança, dedicação e muita disciplina. É preciso estabelecer objetivos e acreditar, pois
não importar o tempo que levamos, e sim a realização de ter conseguido.
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