segunda-feira, 30 de julho de 2012

Um remédio chamado cultura

Publicado na edição nº 3 da Revista Cultura Siqueirense (Julho de 2012), na seção "Artigos"

 
Quem leu a última edição da Revista Cultura Siqueirense pôde conferir como o tempo parece passar mais rápido nos dias de hoje (“Acelerado mundo novo”, pág. 6). Pois, toda essa modernidade, que nos traz tanto conforto e nos faz sentir como se tudo estivesse correndo, também causa uma serie de problemas. A palavra stress, que há até algumas décadas era pouco usada, hoje é sinônimo de uma grande quantidade de distúrbios da mente (ou da alma, como alguns preferem).
Existem remédios para tudo. Porém, já está provado que a ingestão de medicamentos pode afetar outras áreas do organismo, causando mais problemas do que resolvendo. Será que existe algum outro meio para combater o stress, o tédio e a ansiedade da via moderna?
Não só existe, como já é amplamente conhecida e usada. A arte, coma manifestação individual ou coletiva, é uma grande aliada no combate a esses transtornos que assolam a humanidade contemporânea. Ler um bom livro, ir ao teatro ou ao cinema, assistir um filme no aconchego do lar, ouvir uma musica, visitar um museu, enfim, tudo isso pode ser usado para melhorar a qualidade de vida de qualquer pessoa.
A cultura, e a arte em geral, têm esse caráter de não apenas manifestar os anseios de uma ou mais pessoas, mas também  o de trazer alegria e paz para quem não anda se sentindo muito bem. A arte tem ainda o poder de nos sensibilizar, já que por meio dela podemos quase que vivenciar o que o artista está sentindo ou sentiu.
É evidente que, para mantermos uma boa saúde física e mental, precisamos, e muito, de medicamentos. Mas, às vezes, mais vale um ingresso para um bom espetáculo ou um bom material de leitura na mão (como a Revista Cultura Siqueirense, por exemplo!) do que uma receita médica.
Então, não veja a cultura como algo longe de sua vida. Ela está em todo lugar, e faz mais bem a todos nós do que você imagina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário