terça-feira, 24 de julho de 2012

A Imagem da Fé

Por Eder Ferreira

        Como siqueirense de nascimento e de criação que sou, não posso negar a importância cultural que o Bom Jesus da Cana Verde emana. Todos os anos, no mês e agosto, Siqueira Campos celebra a festa em homenagem ao seu padroeiro e protetor. Os festejos, que ocorrem em torno do santuário que abriga a imagem do Bom Jesus, atraem milhares de romeiros e fieis, além de outras pessoas, que comparecem apenas pela festa.
        A história da imagem do Bom Jesus da Cana Verde já foi contada em um filme. Intitulado “Senhor Bom Jesus”, o filme mostra a origem da imagem e sua chegada a Siqueira Campos. Mas, antes de começar meu relato sobre essa história, gostaria de relembrar a origem primordial de tudo isso. 
        Não se pode esquecer que toda essa história teve inicio a muitos anos. Numa região árida, chamada Judéia, um homem desafiou o império romano e os sacerdotes judeus. Condenado a morte, teve vários momentos de suplício. Porém, houve um em que a dor não foi o ponto central. A humilhação também fazia parte do doloroso processo de crucificação. Assim, com uma coroa de espinhos na cabeça, um manto vermelho nas costas e uma vara de caniço nas mãos, os soldados romanos o insultavam, proclamando-o como o rei dos judeus.
        Esse relato, que está documentado nos quatro evangelhos, mostra uma cena bastante triste, mas também de grande coragem e devoção. Muitos anos depois, alguém teve a idéia de esculpir esta cena, para mostrar todo o sofrimento e a angústia de Cristo. Foi dessa forma que surgiu a imagem o Bom Jesus da cana verde. Mas, a história da imagem não é tão clara quanto a de Jesus em sua paixão. Apesar de existir um eixo central, que cita fatos semelhantes em cada relato, é difícil conseguir uma resposta certeira sobre a origem da imagem. Todas as versões giram em torno de um escravo, que teria cometido algum crime e, para não ser  castigado  por  seu  dono,  fugiu  para  a  mata.  A partir  daí,  a história toma rumos diferentes. Uma das versões diz que o tal escravo teria sido a autor da imagem, esculpindo-a enquanto esteve  escondido na mata, e teria dado a escultura de presente para seu dono que, ao ver a imagem, teria perdoado e alforriado o escravo. Outra versão diz que, após horas de oração, a imagem apareceu milagrosamente para o escravo.
        Porém, a versão mais aceita é a de que a imagem teria sido esculpida por um aluno do mestre Antonio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. A tese é sustentada pelo estilo e pelas técnicas empregadas na escultura. Aleijadinho foi um escultor que viveu na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Suas obras podem ser vistas em vários locais turísticos da cidade histórica. Há quem acredite ainda que a imagem do Bom Jesus tenha sido esculpida pelo próprio Aleijadinho.
        É claro que, por mais que se tente descobrir a verdadeira origem da imagem, isso não tem a menor importância para quem é devoto do Bom Jesus. Nenhum fiel fica se preocupando com  questões do tipo “Quem fez?” ou “Quando foi feita?”. O importante é que a fé não se mede por provas ou documentos históricos, mas sim por ações e palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário