sexta-feira, 6 de julho de 2012

Siqueirenses na 2ª Guerra Mundial

Texto publicado na edição nº 2 da Revista Cultura Siqueirense (Junho de 2012), na seção "Memória siqueirense"

O maior conflito da história

        Segunda Guerra Mundial ou II Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.
Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados. Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1º de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e do Commonwealth. A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. O principal nome do conflito foi Adolf Hitler, que liderou a Alemanha nazista durante toda a guerra.

Siqueirenses no front

Em 1943, 30 reservistas de Siqueira Campos foram convocados para combater na Europa durante a guerra. Deste grupo, apenas 12 foram efetivamente enviados à Itália. Confira a lista:

Abelardo Zgoda - 3º Sargento
Fernando Pereira da Silva - 3º Sargento
José Honório Gomes - 3º Sargento
Benedito Amaro de Souza - Cabo
Constantino das Neves - Cabo
Julio Barbosa Lemes - Cabo
Jovino Francisco Leal - Cabo
Agenor Alves Ramalho – Soldado
Benedito José de Oliveira - Soldado
Francisco Candido Carvalho - Soldado
Aparício Vaz de Lima - Soldado
José Tiburcio de Salles - Soldado

Expedicionário Julio Barbosa Lemes

Nascido em 20 de outubro de 1922, filho de Amando Barbosa Lemes e Sebastiana da Silva Lemes, Seu Julio, como era conhecido, foi convocado em 30 de junho de 1943 para o exército. Em 20 de novembro de 1944, embarcou com mais 4500 militares, com destino à Itália, onde, por 10 meses, serviu como enfermeiro     da     FEB     (Força Expedicionária Brasileira). Retornou ao Brasil em 1945. Veio a falecer em 6 de outubro de 2010, com 87 anos, sendo o último expedicionário siqueirense. Em homenagem a esse bravo herói de guerra, e grande cidadão de Siqueira Campos, a nova Biblioteca Cidadã do municio leva seu nome.
A Revista Cultura Siqueirense presta essa homenagem ao Seu Julio, e aos demais expedicionários, que representaram Siqueira Campos em um dos maiores acontecimentos da história.

Texto: Eder Ferreira (Adaptação)


Um comentário:

  1. Eder Ferreira de todos que foram convocados ainda tem um sobrevivente que mora em São Paulo o nome dele é Jovino Francisco Leal que esta com 92 anos ele é meu Avô.

    ResponderExcluir