segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Os segredos de uma boa redação – Parte 4


Autonomia

     Autonomia, num texto, significa que ele deve conter em si todos os elementos para ser compreendido, sem exigir do leitor uma leitura previa de algum conteúdo especifico. O autor deve imaginar um leitor que não leu a proposta feita no enunciado a prova. As referências ao material de apoio têm de ser acompanhadas de todas as informações necessárias para que o leitor as entenda, uma vez que a coletânea não faz parte da redação.

Exemplo:

Texto inadequado (sem autonomia):
“A situação mostrada no mapa é uma vergonha. Mas não é fácil de ser enfrentada, pois requer dinheiro e determinação dos governantes”.

Texto adequado (com autonomia):
“O grande numero de crianças trabalhadoras no Brasil denuncia a baixa renda dos adultos e a falta de políticas publicas atentas ao futuro”.

Coerência e clareza

     A coerência diz respeito ao ponto de vista e à progressão dos argumentos. O autor deve posicionar-se diante do tema de forma ponderada, evitando radicalização e panfletagem. Durante o desenvolvimento da redação, é importante ter como objetivo convencer o leitor da lógica de seu texto.

Exemplo:

Texto inadequado (sem coerência nem clareza):
“Nem sempre as imagens falam tudo que queremos. Às vezes vão além do imaginado por quem as produz”.

Texto adequado (com coerência e clareza):
“Para serem compreendidas, as imagens dependem de quem as produz e de quem as lê”.

Simplicidade

     Falar de forma pomposa e prolixa, isto é, com mais palavras que o necessário, não é sempre um vicio. É o estilo com que se expressam muitos intelectuais, principalmente em livros. mas isso não é adequado ao espaço de uma pagina nem a uma banca corretora de redações. Escrever de forma simples é o caminho certo para quem tem poucas linhas para expressar sua opinião sobre um tema da atualidade ou histórico.

Exemplo:

Texto inadequado (prolixo):
“As relações sociais que são repletas de interligações que variam de modo intrínseco faz da construção de uma imagem, inerente a si mesma, uma busca fundamental”.

Texto adequado (escrita simples):
“A complexidade das relações sociais torna fundamental a construção da imagem”.

Como anunciado na edição nº6 da Revista Cultura Siqueirense, as partes 4, 5 e 6 da série de matérias sobre redação passarão a ser publicadas, a partir de agora, somente no blog Cultura Siqueirense. Para baixar a Revista Cultura Siqueirense nº6 clique aqui.

Fonte: Guia dos Estudandes - Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário