quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A era da escuridão brasileira

Publicado na edição nº 5 da Revista Cultura Siqueirense (Setembro de 2012), na seção "Artigos"


Década de 60, época que marcou a história do Brasil. Período manchado pelo sangue de inocentes e caracterizado pela censura, abusos de poder, despotismo, opressão, sofrimento, mortes... A era da escuridão do país.
Em abril de 1964 foi instituída no nosso país  a   pior   fase   passada   pelos brasileiros, a ditadura militar, período em que os militares ocupavam o poder. Nessa época existiam determinações de censura em todos os lugares, como meios de comunicação, indústria cultural (englobando livros e revistas), produções cinematográficas e teatrais, até mesmo composição de músicas, às vezes era censurada somente pelo nome escolhido pelo compositor, a repreensão existia até mesmo na programação televisiva. Muitos foram exilados, torturados e mortos por,apenas, “pensarem” diferente do que era imposto pelos ditadores. Educadores como Paulo Freire foram exilados por acreditar na democracia e lutar com afinco por ela. Cantores como Raul Seixas, Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e vários outros foram presos, torturados e exilados por terem feito músicas consideradas de esquerda. Muitos políticos, também, foram expulsos do Brasil e caçados por não apoiarem as novas leis. Revistas e jornais publicavam no lugar de matérias censuradas, receitas. Colocavam até mesmo tarjas pretas no lugar para mostrar aos leitores que por ali passou a censura.
Assim viveram os brasileiros durante 21 anos, calados e oprimidos, chorando e sofrendo por mortes acontecidas insanamente. Mulheres que foram abusadas, crianças espancadas, homens mortos e todos por lutarem pela democracia e por um país mais justo. Felizmente em 83 foi criado o movimento das Diretas Já, Movimento civil de reivindicações por eleições presidenciais diretas no Brasil e foi ela com toda a sua luta e persistência conseguiu acabar com o período de ‘trevas’ brasileiro, “extinguindo” a ditadura e trazendo o direito do voto e a democracia.

Texto: Mariane Natiéle de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário