quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Para que serve um Conselho de Cultura?

Publicado na Revista Cultura Siqueirense nº7 (Novembro de 2012), na seção "Fique sabendo"

A função de um conselho de cultura é gerir os recursos disponibilizados pela administração pública ao fundo de cultura, seja ele municipal, estadual ou federal. O conselho tem como presidente o cargo máximo de sua esfera na área de cultura, sendo o diretor de cultura, no caso da esfera municipal, o secretário de cultura, na esfera estadual, e o ministro da cultura, na esfera federal.
O conselho deve se reunir periodicamente para decidir como os recursos serão usados. Conselhos municipais geralmente contam apenas com representantes de áreas artísticas, como artes cênicas, literatura e dança, por exemplo. Já conselhos maiores, como estaduais, contam com representantes de macrorregiões, como no caso do Paraná, que recentemente elegeu seu novo conselho.
Segundo o novo plano federal de cultura, todos os estados e municípios devem possuir um conselho de cultura, pois isso irá ajudar a nortear as políticas públicas de cultura nos próximos anos. Ainda, de acordo com o plano, é previsto um aumento nos recursos federais para a cultura, principalmente no repasse aos municípios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário